Medição da Espessura do Cascão de Lança de Convertedores LD

O problema

No processo de fabricação de aço em convertedores LD, é necessário injetar oxigênio através de uma lança de metal. Durante esse processo, parte da escória se acumula no corpo da lança, formando o chamado cascão. A presença desse cascão no bico de cobre da lança ou em seu corpo é um problema crítico, pois durante o sopro de oxigênio, haverá um aquecimento e uma possível fusão do cascão, ajudando a tornar possível a fusão do cobre, causando fendas na lança, levando a água de refrigeração para dentro do convertedor, aumentando assim o risco de explosão. O cascão na superfície da lança também pode criar uma camada de volume suficiente para aumentar seu diâmetro, o que pode impedir o movimento da lança através das flanges localizadas nos convertedores. A ocorrência e a prática de remoção do cascão colocam em risco a segurança do operador e pode prejuducar o meio ambiente e a produtividade.
Atualmente a medição do cascão de lança é realizada visualmente pelos operadores, que ficam a uma distância considerável, produzindo estimativas da espessura do cascão com baixa confiabilidade.
Neste projeto, foi desenvolvido um sistema para medir a espessura do cascão da lança de oxigênio dos convertedores LD por visão computacional, para que as ações relacionadas à manutenção da lança possam ser tomadas em tempo hábil, evitando possíveis problemas.

Exemplo de cascão incrustado à lança.

Resultados

Os resultados obtidos utilizando técnicas clássicas de processamento de imagens podem ser vistos no vídeo a seguir. Um trabalho foi publicado em um congresso internacional e pode ser accessado clicando aqui.

Medição da espessura do cascão de lança de Convertedores LD por visão computacional.